Resenha : Final Fantasy X
Bom, começo com o primeiro post do blog falando sobre um jogo que mexeu muito comigo. Final Fantasy X.
Final Fantasy X é o primeiro jogo da série Final Fantasy a ser disponível em consoles da sexta geração.
O jogo traz um enrendo bem envolvente, tendo reviravoltas inesperadas, "traição" e demais coisas.
A História do jogo se passa no continente de Spira, onde tudo é calmo e tranquilo, até a chegada de "Sin". Sin é o antagonista primário no jogo, porém descobre-se, futuramente no jogo, que Sin não é o problema principal, e sim o que está dentro dele. Segundo os Yevon's (que falarei mais tarde o que é), Sin surge pelos pecados cometidos pelo povo de Spira.
Personagens :
TIDUS :
Tidus é o persongem principal do jogo. Ele é o filho do ex guardião do High-Summoner, Braska e antiga estrela do Blitzball de Zanarkand, Jecht.
Tidus é o resposável por mudar o "trajeto" que Yuna ia tomar em sua perigrinação, mostrando que é possível matar Sin sem usar a Ultima Aeon, que mataria a invocadora, no caso Yuna.
YUNA :
Filha do High-Summoner Braska, Yuna pretende seguir o caminho do pai e derrotar Sin, para ser lembrada em todo Spira. Porém, ao conhecer Tidus, Yuna não quer mais sacrificar-se usando a Ultima Aeon, e acaba comentendo um certo tipo de heresia, em Spira, principalmente no ponto de vista dos Yevonites (Religião conservadora de Spira).
AURON :
Auron foi um guardião de Braska, porém volta a Spira para "construir" a história de Yuna e Tidus, e ajudando Yuna em sua perigrinação atraves de Spira.
Wakka :
Wakka é um espécie de irmão para Yuna, e seu guardião também. Wakka comanda o "fracassado" time de Blitzball da ilha de Besaid, os Besaid Aurochs. Além disso, Wakka não gosta dos Al-Bhed, o que gera um certo constrangimento quando ele descobre que Rikku é uma.
Lulu :
Lulu é uma maga negra, que é guardiã de Yuna, e casada com Wakka (No Final Fantasy X-2 é revelado que Lulu tem um filho com Wakka). Yuna sempre a consulta antes de fazer qualquer decisão.
Kimahri :
Kimahri é um Ronso, e protege Yuna a qualquer custo. Quando Tidus entra no grupo, ele e Kimahri não se dão muito bem, mas depois se tornão amigos.
Rikku :
Rikku é uma Al-Bhed que entra para o grupo de Yuna, mesmo Wakka sendo contra. Ela se torna grande amiga de Yuna (Fato esse comprovado no Final Fantasu X-2).
Antagonistas/Inimigos :
Seymour :
Seymour não apresenta ser uma ameaça ao começo do jogo, pelo contrário, é bastante amigo, porém futuramente, descobre-se que ele não é uma pessoa "amigável". Ele herdou o cargo de Maester Of Yevon de seu pai, Lord Jyscal Guado. Seymour é metade Guado, metade Humano, pois seu pai havia casado com uma humana (Fato esse mostrado quando se obtem o Aeon Anima, que é dado por sua mãe). Seymour se torna um antagonista quando rapta Yuna para casar-se com ela, e futuramente descobre-se que ele é uma parte de Sin.
Jecht :
Jecht, o pai de Tidus é o principal antagonista do jogo, sendo o próprio Sin. Jecht se torna Sin pelo fato de Braska o invocar como Ultima Aeon, deixando Jecht como uma reencarnação de Sin.
Yevonites :
Os Yevonites são os maiores inimigos durante todo o jogo (Principalmente na versão internacional, onde surge pessoas com as Dark Aeons, acusando o grupo de heresia). É a principal religião em Spira, e a culpada pelas tragédias acontecidas no continente. Eles afirmam que as Machina são coisas que os humanos não podem controlar, e por isso condenam os Al-Bhed, pois esses são grandes utilizadores de Machina. Mas quando chegamos em uma parte épica do jogo, descubrimos que o causador de Sin é simplismente o criador da religião, Yu-Yevon.
Raças :
Spira é constituída por uma variação de raças.
Al-Bhed :
Os Al-Bhed são uma raça que surgiram nas Areias de Sanubia, mas especificamente no deserto de Bikanel. 1000 anos antes dos acontecimentos de FF-X, os Al-Bhed's tiveram suas casas destruídas por Sin. Como eles são grandes dominadores de machina, Os Yevonites os condenam, pois a religão é contra o uso de machina.
Guados :
Os guados é uma raça proveniente de Macalania Woods, sendo convertidos ao Yevonismo pelo seu antigo líder e Maester Of Yevon, Lord Jyscal Guado. Depois da morte de Jyscal, seu filho, Seymour Guado assume a liderança dos Guados e consequentemente, se torna um Maester Of Yevon. Porem, a raça acaba sendo condenada por todo os povos de Spira, pelas coisas que fiseram quando estavam sobre o comando de Seymour.
Ronso's :
Os Ronsos são uma raça que vive no Mt. Gagazet. São extremamentes fiéis, fortes e confiáveis. Costumam falar em 3º pessoa. O líder da raça é kelk, que também é uma Maester Of Yevon. Os Ronsos acabam travando uma guerra contra Seymour, e consequentemente com os Guados, por Seymour ter matado vários Rono quando passou pelo Mt. Gagazet. Depois da morte de Kelk, o certo seria Kimahri assumir a liderança, porém Garik não aceita esse fato e acaba tentando impedir Kimahri, que mais tarde se torna o líder da raça.
Jogabilidade :
Final Fantasy usa Tidus como personagem "navegante" do jogo, as vezes alterando para Yuna, em certos momentos.
FF-X usa um novo sistema de batalha. Aqui uma pouco sobre ele :
"Final Fantasy X introduz o sistema Condicional Vire-Based Battle (CTB) no lugar do sistema tradicional da série o Active Time Battle (ATB), que foi originalmente desenvolvido por Hiroyuki Ito e foi utilizado pela primeira vez em Final Fantasy IV. O sistema foi desenvolvido pelo diretor de batalha Toshiro TSUCHIDA, que tinha em mente ao desenvolver o sistema CTB especialmente para Final Fantasy IV. Considerando que o conceito ATB tem funcionalidades e elementos em tempo real, o CTB é um sistema baseado em turno formado que interrompe a batalha durante cada uma das voltas do jogador. Assim, o desenho CTB permite ao jogador selecionar uma ação sem tempo e pressão. Um cronograma gráfica ao longo do lado superior direito do ecrã, vai recebendo informações até girar a próxima ação, bem como diversas ações tomadas afetará outros turnos. O jogador pode controlar até três personagens na batalha, apesar de haver um sistema que permite o jogador trocar de personagens assim substituindo por qualquer outro personagem restante do grupo. Um jogador pode trocar de personagens, a qualquer momento, a menos que no campo de batalha personagem tenha sido derrotado. Os famosos "Limit Breaks" reaparecem no Final Fantasy X, sob o nome de "Overdrives". Nesta nova encarnação de recurso, a maioria das técnicas são interativas, exigindo que aperte os botões do controle na hora certa para aumentar a sua eficácia.
Final Fantasy X introduz uma revisão no sistema de Invocações de Summons, poderosas criaturas anteriores da série. Considerando que nos Final Fantasy's antecessores, o jogador concova uma criatura que realiza apenas uma única ação e em seguida ir embora, em Final Fantasy X as famosas convocações, são chamados de "Aeons", onde é convocado e substitui totalmente os personagens do grupo durante as batalhas sendo controlado pelo jogador, lutando no seu lugar até que o inimigo tenha sido morto, o Aeon tenha sido derrotado, ou quando o Aeon é demitido pelo jogador. Os Aeons têm as suas próprias estatísticas, comandos especiais, ataques, feitiços, e Overdrives. O ljogador adquire um mínimo de cinco aeons ao longo do jogo, e três aeons adicionais podem ser obtidas através do preenchimento de várias side-quests."
Blitzball :
Blitzball é uma espécie de side-quest do jogo, sendo importante para jogadores que gostão de terminar os jogos a 100%, pois o Blitzball permite ganhar itens raros no jogo.
O Blitzball é constituído de seis jogadores, sendo esses : 1 goleiro, 2 atacantes, 2 defesas e 1 no meio. Blitzball é disputado em uma espécie de globo de água situado em Lucca, e durante todo o jogo, o jogador só poderá jogar com os Besaid's Aurochs.
Áudio :
Final Fantasy tem uma trilha sonora perfeita. Cada música se encaixa no contexto ao qual está sendo jogado. Trilha sonoro foi composta por Nobuo Uematsu, tendo ajuda de Masashi Hamauzu e Junya Nakano.
Versão Internacional :
A versão internacional tem algumas coisas novas, como :
As Dark Aeon's, que são versões obsucuras das Aeon's normais... E depois de vencer todas as Dark Aeon's, o jogador pode enfrentar o mostro mais forte do jogo, Penance (Tendo esse filho da mãe 12.000.000 de HP, e que fode com a mente dos jogadores).
As Crest's, usadas pela para obter as Celestial Weapons, mudaram de nome, excepto a de Yuna e Tidus.
Possui um pequeno trailer de FFX-2
E a nova habilidade, chamada Ribbon está presente no jogo.
O que acho sobre o jogo ?
Final Fantasy é ótimo, mas para mim o único problema é a falta de personagens jogavéis, e pouco mini-games, comparado a outro FF's. Temos 7 personagens no jogo, sendo 5 jogaods somente em batalhas. Por FF-X ser uma jogo bem extenso, na minha opnião deveria haver mais personagens jogavéis. E os Mini-Games são poucos, temos o Blitzball e algns outros mini-games, que são mais para obter itens importantes (Como as Celestial Weapons), e não para divertimento.
Bom fique aí com o 1º post do blog, e até mais outros.
Bônus :
-
Welcome Message
Ladies and gentlemen, welcome to the best blog about games and music ever!
Categories:
Resenhas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response for the "Resenha : Final Fantasy X"
Postar um comentário